sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Irmãs unidas pela música


Sofia Carriel Luchina, de 11 anos e Yasmin Carriel Luchina, de oito, compartilham o mesmo amor: a música. As irmãs participam do projeto GerAção de Talentos, nas orquestras de Cordas e Metais e oficinas de Violão e Canto Coral. Essa ação é feita em parceria com o Ministério da Cultura e busca inserir 240 crianças e adolescentes no universo musical.
Sofia sempre mostrou vocação para o canto e entrou no Bairro da Juventude esse ano com a irmã mais nova. “Eu acho que eu me encontrei na música. Participar do roteiro de natal do Bairro com o coral o os metais é uma das coisas que eu mais tenho gostado de fazer”, conta Sofia. Apesar de ninguém na família seguir profissionalmente na área, as meninas lembram que o pai também gosta de cantar.
Yasmin, diferente da irmã, só descobriu o seu talento quando começou nas oficinas da instituição. “Eu achava que no Bairro a gente só teria aula normal. Quando eu cheguei aqui não sabia tocar nada. Agora estou aprendendo um monte de instrumentos. Minha oficina favorita é dos metais”, afirmou.



terça-feira, 13 de novembro de 2018

Oficinas do Bairro animam prestação de contas do SuperAção


A prestação de contas da campanha SuperAção contou com apresentações culturais das crianças e adolescentes do Bairro da Juventude, neste sábado (10). As orquestras de cordas, de metais, violão e canto coral animaram o evento na Praça Nereu Ramos.



Além das apresentações culturais, o público também pôde conferir os stands das indústrias parceiras que demonstraram seus produtos e também saboreou produtos da Beija-Flor, empresa parceira do evento. “Foi uma festa muito bonita onde tivemos a oportunidade de assistir nossos filhos cantando e tocando. O Bairro merece todo este apoio. Quando minhas filhas estão na Instituição fico tranquila porque sei que elas estão bem”, observou a mãe Bruna da Silva Carriel.




A campanha SuperAção, que começou em 2012, é projeto em parceria com os supermercados Angeloni, Bistek, Giassi, Manentti e indústrias apoiadoras. O encontro foi comandado pelos jornalistas Adelor Lessa e Denis Luciano através de programa da rádio Som Maior, também parceira da ação.

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Cuidado com a saúde no projeto GerAção de Talentos


Cuidar da saúde é essencial. Pensando nisso, o projeto GerAção de Talentos do Bairro da Juventude junto com o Ministério da Cultura, oferece atendimento pediátrico e odontológico para as 240 crianças e adolescentes que fazem as oficinas culturais. A ação, que está em sua 6ª fase, busca promover e oportunizar gratuitamente o ensino da música erudita por meio da Orquestra de Cordas, de Metais, Oficina de Vilão e Canto Coral.

O projeto também oferece o reforço alimentar duas vezes por dia e uma van para transporte das crianças e adolescentes nos dias de apresentação.

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Apresentações das Oficinas em Setembro


As oficinas musicais do projeto GerAção de Talentos, apoiado pelo Ministério da Cultura, se apresentaram para visitas especiais no Bairro da Juventude, na última semana. 

As esposas dos integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade estiveram conhecendo a estrutura e participaram de um "Café para Mulheres". Na oportunidade as oficinas de Violão, Canto e Cora, Orquestra de Cordas e Orquestra de Metais se apresentaram para as senhoras, na tarde de quarta-feira (05).



O governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira veio para Criciúma e foi recepcionado no Bairro da Juventude pelo Coral Vozes de Esperança e a Orquestra de Metais, na sexta-feira (06).




segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Cachorro quente, Cultura e GerAção de Talentos

O Projeto GerAção de Talentos tem parceria com o Ministério da Cultura e atende 240 crianças e adolescentes

O Bairro da Juventude recebeu aproximadamente 600 pessoas na 8ª edição do “Cachorro Cultural, Noite Quente”, nesta sexta-feira (17). As apresentações que animaram a noite foram do Projeto GerAção de Talentos que inclui o Coral, Orquestras de Metais e de Cordas e Oficina de Violão. O público presente no evento pode saborear o bufê de cachorro-quente com acompanhamentos e molhos.

Além unir cultura e gastronomia, o evento tem como objetivo arrecadar fundos para a instituição. É uma oportunidade de apresentar a comunidade o talento das crianças e adolescentes do Bairro da Juventude. 

Natália Cardoso é doadora da instituição e veio pela segunda vez prestigiar o evento. “Esse ano eu revolvi trazer mais gente comigo, minhas tias e minha irmã. Eu adoro cachorro-quente porque é um sabor que me lembra da infância. Além disso, podemos assistir as apresentações das crianças”, afirmou.






quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Serviços oferecidos no projeto GerAção de Talentos

GerAção de Talentos conta com quatro oficinas culturais
Além de inserir crianças e adolescentes no universo musical, o projeto GerAção de Talentos também oferece outros serviços. Alimentação, uniforme, instrumentos e transporte para as apresentações são benefícios concedidos para os jovens com o apoio do Ministério da Cultura.

"O objetivo é o ensino da musica erudita e a realização de nove apresentações culturais e artísticas para a população da região ao longo do ano", conta a monitora de projetos do Bairro, Paola Souza de Medeiros. Hoje, o GerAção de Talentos atende 240 crianças e adolescentes, de seis a 14 anos, que passam por quatro oficinas: Orquestra de Cordas, de Metais, Violão e Canto Coral. 

Em Março de 2017, o projeto conquistou uma Van Master Renault para transporte nos dias de apresentação

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Apresentação da Orquestra de Metais

A Orquestra de Metais do projeto GerAção de Talentos, apoiado pelo Ministério da Cultura, realizou uma apresentação para os parceiros do Bairro da Juventude. Confira o vídeo:

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Orquestra de Metais se apresenta em dois eventos




A Orquestra de Metais do projeto GerAção de Talentos fez a abertura de dois eventos esportivos nesta semana. No sábado (23), as crianças fizeram as honras na entrada das equipes e tocou o hino nacional no Campeonato Regional da Liga Amadora Criciumense (LAC). Já na segunda-feira (25), a Orquestra abriu a Copa da Juventude de Jiu Jitsu. Os dois eventos ocorreram no Centro Multiuso do Bairro da Juventude.

A equipe de futsal feminino sub-14 do Bairro ganhou do Colégio Marista por 2x0 no LAC. Já a equipe Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE) de Içara ganhou do colégio São Bento de 4x1, logo após o jogo do time da casa.



terça-feira, 19 de junho de 2018

Mais de quatro mil refeições são servidas por mês no GerAção de Talentos


Além de serem inseridos no universo musical, as 240 crianças e adolescentes de seis a 14 anos atendidas pelo projeto GerAção de Talentos, parceria com o Ministério da Cultura, também recebem reforço alimentar. São 4.800 refeições por mês e foram 14.300 refeições durante os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano. 


Para ficarem bem aquecidos no inverno, as crianças recebem uma sopa com arroz, legumes e frango. "São duas refeições para cada um, nos períodos da manhã e tarde. Além disso, é feito um acompanhamento com nutricionista", afirmou a monitora de projetos do Bairro, Paola Souza de Medeiros. 

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Descobrindo um talento nas Oficinas do GerAção de Talentos


Nas Oficinas de Música oferecidas pelo Projeto GerAção de Talentos, parceria entre o Bairro da Juventude e o Ministério da Cultura, novos talentos nascem o tempo todo. Como é o caso da Ana Claudia da Silva Tomás, de 14 anos, aluna da Orquestra de Metais.

De acordo com a jovem, no começo ela não estava tão animada em participar das oficinas, mas isso mudou quando descobriu seu talento. "Antes eu não queria, só que vi que deu certo quando comecei a me destacar. Hoje sou membro da banda sinfônica Cruzeiro do Sul", revelou. Ainda segundo ela, o projeto ajudou a transformar a sua vida e é algo que realmente gosta de fazer."Quero ser atriz, mas a música sempre vai estar presente na minha vida, então também é uma opção", reforçou.

O projeto atende 240 crianças e adolescentes, com idades entre seis e 14 anos, buscando inseri-los no universo musical. Quatro oficinas são oferecidas: Orquestra de Cordas, Metais, Violão e Canto Coral. "Os principais instrumentos que eu toco são teclado e bombardino. Mas também sei tocar violão, piano, flauta e clarinete", contou a adolescente. Ana Claudia já está há quatro anos participando do projeto.

Ana Claudia e o professor da Orquestra de Metais, Fábio Paulo Matias


segunda-feira, 28 de maio de 2018

Ensaios da Oficina de Violão


       Os ensaios da Oficina de Violão do projeto GerAção de Talentos, parceria do Bairro da Juventude com o Ministério da Cultura, estão a todo vapor. Na sua 6ª fase, a ação introduz 240 crianças e adolescentes da instituição, com idades entre seis e 14 anos, no universo da música. 
        As aulas da oficina acontecem nos períodos matutino e vespertino. A entidade atende em período integral: em um turno os alunos têm aula normal na escola e no outro participa das atividades culturais.




quarta-feira, 9 de maio de 2018

Orquestra de Cordas se apresenta no Encontro das Confrarias




A Orquestra de Cordas do projeto GerAção de Talentos, em parceria com o Ministério da Cultura, foi atração durante a 6ª edição do Encontro das Confrarias promovido pelo Bairro da Juventude, no último domingo (6). Os alunos chamaram a atenção do público que passou pelo almoço.

 
Aproximadamente 500 pessoas compareceram no evento que contou com o apoio das Confrarias da Máquina, de Quinta, dos Lagos, do Martelo e da Turma do Caravaggio.

Mais duas apresentações estão previstas em eventos beneficentes da entidade esse ano, a Feijoada e o Almoço das Carnes Brancas.

quarta-feira, 18 de abril de 2018

O en(canto) do coral no GerAção de Talentos



Através da música, a oficina de canto coral do projeto GerAção de Talentos do Bairro da Juventude, com apoio do Ministério da Cultura, traz reflexões sobre o meio ambiente e cidadania. Essa ação visa levar o universo musical para 240 crianças e adolescentes da instituição, não só pelo Coral, mas também pela Orquestra de Cordas, de Metais e Oficina de Violão.
 
Para a professora do coral Júlia Dias, a música também pode ser um elemento de transformação pessoal e conscientização."A gente tem nas aulas ensaios para apresentações, exercícios vocais e de respiração, música à capela, cup song e até história da música", contou. As atividades desenvolvidas pela oficina são acompanhadas pelo músico Dilton Natal.
Cantar não é só um hobby para Maria Eduarda Bicca, de 12 anos. "Acho que Mais que Nada é a música que eu mais gosto. Cantar é algo que vou levar para a vida", afirmou a menina.
 

quarta-feira, 11 de abril de 2018

As cordas que emocionam



A Orquestra de Cordas do projeto GerAção de Talentos, em parceria com o Ministério da Cultura, é de capaz emocionar muitas pessoas. Nas aulas dessa atividade, os alunos do Bairro da Juventude aprendem a tocar instrumentos como violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Além dessa oficina, o projeto também oferece Orquestra de Metais, Violão e Canto Coral que atende 240 crianças e adolescentes da instituição.

Segundo o professor da oficina Moises de Souza, o desenvolvimento dos alunos não é só intelectual, mas também pessoal e social. "O fato deles começarem cedo, entre seis e sete anos, é um ponto positivo. A adaptação no instrumento gera dificuldades por conta da postura corporal que eles precisam ter", destacou.

Para o aluno João Vitor de Souza da Silva, de 11 anos, o bom relacionamento com os professores é muito importante. "Além de tocar violino aqui nessa oficina, também sei tocar teclado, bombardino, flauta e violão", contou o aluno.



terça-feira, 27 de março de 2018

O amor pela música na Oficina de Violão do GerAção de Talentos



A oficina de violão do projeto Geração de Talentos, incluso na Lei de Incentivo do Ministério da Cultura, possibilita os alunos a desenvolverem a paixão pela música.  Além dessa atividade, a Orquestra de Cordas e Metais e o Coral também são oferecidos pela ação. Ao todo 240 crianças e adolescentes, de seis a 14 anos, são atendidas nos períodos da manhã e tarde.

De acordo com o professor da oficina de violão Alter Pedroso dos Santos, as crianças menores são as que mais apresentam dificuldades por ainda não terem força e coordenação motora suficiente nas mãos. "Elas estão aprendendo uma linguagem nova", ressaltou.

Por outro lado, os alunos mais velhos já estão adaptados e sabem o que querem, mas muitas vezes não tem o instrumento em casa para continuar praticando. "A partir dos 13 anos é que começa o despertar pela música, eles já praticam fora da aula e gostam do que fazem. Ensinam uns aos outros", afirmou o professor.

De acordo com um dos alunos da oficina, Ezequiel de Oliveira Antunes, eles não aprendem apenas um estilo. "Nosso repertório é sempre diferente. Eu gosto de tocar música pop e lenta", contou.



quinta-feira, 8 de março de 2018

Oficina de Metais se destaca em projeto GerAção de Talentos





Crianças aprovam as aulas que tem parceria do Ministério da Cultura

Incentivar os alunos a praticar música é o objetivo da orquestra de metais, uma das oficinas do projeto Geração de Talentos, realizado pelo Bairro da Juventude em parceria com o Ministério da Cultura. Além dessa oficina, é oferecida orquestra de cordas, coral e violão.

Foram duas semanas levando 240 estudantes do Bairro para conhecer o projeto. Para o professor da Oficina de Metais, Fábio Paulo Matias, a experiência foi muito válida. “O número elevado de alunos foi essencial para saber quem tem aptidão e gosto pelas oficinas de música”, destacou.

Diogo Camilo Simões, de 11 anos, é um dos alunos da oficina. “Gosto muito de música e de tocar instrumentos. Sei tocar clarinete e bombardino”, contou. Todos os participantes são matriculados na instituição e possuem idades entre seis e 14 anos.



quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Música do GerAção para os Japoneses

O ano começou animado para as crianças e adolescentes que participam do Projeto GerAção de Talentos, apoiado pelo Ministério da Cultura. O grupo participou de duas apresentações para o Consulado Japonês em evento que ocorreu no Bairro da Juventude.
No dia 20, a Orquestra de Cordas abrilhantou o jantar de confraternização oferecido aos novos parceiros da Instituição. Já no dia 21, a música das crianças da Orquestra de Metais e Canto Coral encantou os japoneses. As aulas do Projeto iniciaram no dia 1 de fevereiro. Além das oficinas acimas citadas o Projeto também contempla aulas de violão. O GerAção de Talentos atende 240 alunos com idades entre seis e 16 anos.