terça-feira, 3 de março de 2015

Oficina de Orquestra encanta alunos

Oficina de Orquestra encanta alunos 


Mateus, 8 anos, é um pouco maior do que o instrumento que leva no colo. Na primeira semana de março, ele participa, pela segunda vez, da Oficina de Orquestra, apoiada pelo Projeto GerAção de Talentos, incluso na Lei de Incentivo do Ministério da Cultura. Com os colegas, Mateus Lima Figueira começa a entender melhor o instrumento que está aprendendo a tocar. Aprende quais são as partes que o integram, as primeiras notas e já arrisca alguns acordes.

A turma jovem, na faixa de 8 anos, reúne estudantes inexperientes e outros já mais acostumados com as cordas. Casos de João Vitor da Silva, Diogo Pereira e Emanuel da Silva. O três vieram da turma de 2014 e já arriscam mais. "Eu gosto do violino, já sei tocar metade da primeira música", conta orgulhoso João Vitor.

O projeto da Orquestra Filarmônica Juvenil do Bairro da Juventude reúne hoje cerca de 240 alunos. São crianças e adolescentes de 7 a 14 anos que aprendem a tocar um instrumento que era desconhecido por muitos. Em casos como o de Mateus, o primeiro contato foi na aula. "Acho legal. Nunca tinha tocado", afirma.

A Oficina de Violino é oferecida no período extraclasse. A aposta do professor e músico Moisés de Souza é em alunos jovens, por isso a busca deles já com 7 anos. "Estou começando a preparação nessa fase, para que quando eles fiquem mais velhos já tenham o conhecimento necessário", explica. E as noções vão desde as partes que compõem o instrumento até a postura correta para segurar e tocar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário